terça-feira, 31 de março de 2009

Taiko


Taiko é um instrumento de percussão inventado no Japão e hoje disseminado pelo mundo, inclusive São Paulo. É feito artesanalmente de madeira e couro, e antigamente era usado nas ocasiões de festas e guerras.

Em São Paulo, é muito comum encontrar escolas e eventos com shows de taiko, praticado por pessoas de todas as idades e de todas as origens.No próximo dia 1 de julho, a cidade de São Paulo sediará o 4o. Campeonato Brasileiro de Taiko, com a participação de 34 equipes distribuídas em diversas categorias.Taiko é um instrumento de percussão inventado no Japão e hoje disseminado pelo mundo, inclusive São Paulo. É feito artesanalmente de madeira e couro, e antigamente era usado nas ocasiões de festas e guerras.

Desde um ritual para atrair a deusa do Sol até um simples instrumento de comunicação. São diversas as histórias que tentam explicar a origem do taikô, o tambor japonês que possui relação com cerimônias religiosas e eventos festivos.
Registros históricos mostram que o taikô já era utilizado no Japão há cerca de 2 mil anos, nas Eras Jomon e Yayoi, como instrumento de comunicação. No entanto, ele passou a ser conhecido pelo encantamento e o misticismo que o envolve. “Supõe-se que esse instrumento tenha sido utilizado amplamente em festividades e cerimônias religiosas. Temos como exemplo a mitologia japonesa, que conta que, para despertar a atenção da deusa do Sol, que vivia escondida em uma caverna rochosa, um dos deuses dançou sobre um tambor para que ela saísse. Histórias como essa nos dão a idéia da antiguidade das origens dos taikôs religiosos e festivos. O taikô também era considerado a morada dos deuses e das almas dos antepassados que se encontravam instalados nos templos como objeto sagrado”, afirma o professor Daihati Oguti, no Manual de Taikô.


Nenhum comentário:

Postar um comentário